(RELATO PESSOAL)
“Vaidade tudo é vaidade…” já diria o sábio
Antes de começar, quero deixar claro, o que vou relatar aqui, NÃO é algo sobre emagrecimento ou apologia a algum tipo de alimentação.
É sobre MINHA experiência de vida!
Peço licença a vocês para conversarmos sobre SAÚDE!
Então, pegue seu chá e sente-se que lá vem história… mas posso garantir que é de um (re)começo feliz!
Ahhh 2016 seu lindo, você veio para mudar minha história!
Tão intenso que virou minha vida de pernas para o ar e me levou para o mais profundo do meu ser.
Tudo começou SIM por vaidade, queria perder uns 5 kg. Então, estava inchada(na real inflamada) com uma série de problemas de saúde, mas no meu ritmo maluco de vida, o que menos me importava, era com a alimentação. Passava horas sem comer, de reunião em reunião, dias de eventos e quando comia, posso garantir que não era nada saudável e sim o mais rápido.
Voltando um pouco no tempo para vocês entenderem o que desejo compartilhar, em 2008 fui diagnosticada com a Síndrome Fibromiálgica ou Fibromialgia, no que consiste uma série de patologias em conjunto. Mas, principalmente, dor intensa pelo corpo!!
Passei os piores dias da minha vida, que não desejo para ninguém. Porém, a frustração veio em seguida, quando soube que não havia tratamento específico para isso. Nessa época pouco se conhecia sobre o assunto, e acreditava-se que as dores eram “inventadas” pelo paciente.
Enfim, esses 8 anos foram muito difíceis, com tratamentos ineficazes, diagnósticos cada vez piores sobre um futuro desanimador. Ouvi muitos “nãos”, “não tem cura”, “não tem medicação”(eficaz não), “você vai ter que aprender a conviver com a dor”, “você vai parar numa cadeira de rodas”… e o pior era ver nos olhos dos próprios médicos a dúvida que tudo era real. Fui muito julgada POR TODOS!
Tive um período de melhora através de uma alimentação mais “saudável”(ali já era um sinal pra seguir), mas as crises continuavam fortes de tempos em tempos. Hoje eu entendo porque, mas na época era cada vez mais desanimador. Quem me conhece, sabe que sempre lutei dia após dia, mesmo desistindo todas as noites em meio a lágrimas, acordava disposta a recomeçar com um belo sorriso. Mesmo com a dor tão viva, tão em “mim”!
Sempre acreditei na minha cura, sempre clamei a Deus que restaurasse as minhas ruínas, porque só quem passa o que passei consegue entender. É desesperador não ver uma luz no fim do túnel.
De março a maio de 2016 as coisas pioraram novamente, as crises estavam cada vez mais fortes e frequentes. Estava no “meu” limite!
Importante relatar que nesse meio tempo em outubro de 2015 investiguei nódulos no seio, infecções como sinusite e bronquite eram frequentes, alergias de todos os tipos, não dormia, uma fadiga crônica fazia parte do meu dia a dia e as dores eram tudo o que me restava.
Procurei minha médica que de novo insistiu para investigar com uma oncologista e fazer vários exames.
Porém, dia 17/05/2016, uma querida amiga/parceira de trabalho me convidou a participar de um grupo muito especial para reeducar a alimentação. Achei perfeito porque queria perder 5kg lembram? Mas, graças a tal “VAIDADE”, aqui começava uma jornada de descobertas sobre mim.
Nesse grupo aprendi que alguns alimentos são extremamente inflamatórios(não sabia) e que precisava dar tchau para eles se quisesse “desinchar”. Achei incrível mas não imaginava o tamanho da dificuldade que estava por vir, pra uma “viciada” em massas.
Mas, como sou intensa, mergulhei de cabeça. Tirei o Glúten, a lactose e passei a comer comida de verdade!
Meu Deus… como viver sem leite e trigo? Um ser que tomava um litro do que “chamam” de leite, e se alimentava com 80% de coisas derivadas do trigo como pães, massas e todo tipo de industrializados.
Ahhh os Fast Food eram minhas melhores desculpas sobre uma agenda lotada.
E foi aí que encontrei a descoberta que mudou minha vida PARA SEMPRE!
Hoje vejo que o que me faltava era AMOR PRÓPRIO! Cuidava de todos menos de mim.
Uma semana após começar a reeducação alimentar, peguei meus exames que havia feito 15 dias antes de mudar tudo. O resultado já era esperado, e não foram os melhores.
Porém, após mudar a minha alimentação com muito sacrifício, sim, muitas lágrimas rolaram em frente aos pratos lindos e coloridos, porque agora não era mais vaidade, mas uma questão de saúde… TODOS MEUS SINTOMAS DESAPARECERAM!
Sim, em 15 dias os nódulos sumiram, alergias foram embora, as noites começaram a serem longas, e as dores? Ahhh elas foram pra bem longe.
Por “coincidência” as minhas piores crises de “fibro” foram no período onde meu triglicerídeo estava nas alturas, ou seja, o que constata uma alimentação muito errada. Mas, os médicos diziam ser “um” dos sintomas dela.
Quando voltei na médica ela não acreditou que era a mesma pessoa. Ela me examinou 25 dias antes e como assim agora tudo mudou, desapareceu. Definitivamente não era mais a mesma paciente. Ela ficou chocada e pediu que continuasse a fazer exatamente tudo igual o que fiz nos últimos 15 dias. Fui parar numa caverna, sumi literalmente do mapa, pois precisava entender o que estava acontecendo na minha vida.
Tem muitos detalhes, que foram impressionantes, sobre toda a mudança que aconteceu comigo, mas ficarão para o meu livro.
Me APAIXONEI pela nutrição e foi então que virei “a LOUCA” pesquisadora… alôou Dr. Souto, Dra. Lara Nesteruk, Dr. Juliano Pimentel… e graças à internet me aprofundei muito sobre o assunto de doenças autoimunes e tudo o que uma alimentação “errada” pode causar nas pessoas.
O livro “Barriga de trigo” de Willian Davis me ajudou muito a entender o que acontece comigo. Super recomendo a leitura.
Gente, pelo amor de Deus, não estou afirmando que a fibromialgia está 100% relacionada ao glúten, essa é minha experiência, é minha vida, minha história. Tenho pesquisado em mim muitas coisas e fico cada dia mais apaixonada com os resultados.
Porém o tratamento da “fibro” é MUITO mais complexo que retirar um alimento.
Hoje está comprovado que NÃO POSSO consumir glúten, acreditam que sou alérgica por ter todos os sintomas. E eu até duvido, hoje, que tenha a tal síndrome, mas se voltar a comer meu maior inimigo, ele faz questão de lembrar-me que ela está lá camuflada geneticamente.
Levei 38 anos para descobrir que estava sendo envenenada lentamente, e coisas piores poderiam ter acontecido. Mas, como diz o bom e velho ditado: antes tarde do que nunca.
ME LIBERTEI DE UM VÍCIO! Hoje a comida não me domina mais apenas por prazer. Como para me nutrir e descobri muita alegria nisso. A felicidade de estar sempre 100% bem!
Enfim, 6 meses se passaram… com eles 12 kg(só queria 5kg) ficaram para trás, a musculação passou a ser rotina everyday, percentual de gordura quase no perfeito e tive que aprender entre tantos surtos, a conhecer o universo tão peculiar das minhas avós…. A COMIDA DE VERDADE!
Sim, passei a comer “mato” kkkkk, frutas(cadê o brigadeiro de todo dia), legumes e ovos, muiiiitos ovos. O café virou meu melhor amigo todas as manhãs já que eu e o leite nos desentendemos. E acho que já consumi todos os chás do universo nesse período kkkkk.
Hoje tenho consciência que sempre fui magra… uma FALSA magra, com percentual de gordura elevadíssimo, o que é extremamente prejudicial.
Mudei minha vida, minha alimentação, meu rosto(tratei a parte óssea), o corpo, o cabelo… mas na verdade isso é só reflexo da minha ALMA em paz!
A busca terminou… Reencontrei meu caminho!
Não me reconhecem e eu super entendo, porque se eu mesmo por diversas vezes, olhei no espelho e não me vi ali, imagina vocês. Alow terapia!
Ahhh e podem dizer, mas Jana “eu prefiro o antes”, “você está muito magra”, “você era linda loira”, “cadê o cabelão”(isso faz parte da vibe natureba)…. eu te respeito, mas isso não depende mais de mim.
Eu escolhi um caminho que não tem volta, QUERO VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA! E quando conhecemos esse lado e saímos da dependência química da glicose, vemos que a VIDA é muito mais leve e feliz!
Relutei muito em dividir minha experiência com vocês, em expor o meu lado mais íntimo e que sempre com um sorriso no rosto consegui disfarçar. Pouquíssimas pessoas sabem disso tudo e olha que aqui tem 5% de tudo que vivi de forma resumida.
Mas, aos poucos as pessoas que me reencontram, após o susto e as críticas(rsrsrs), depois da minha explicação, pedem a receita e me encorajavam a escrever para ajudar gente como eu. Já tive a alegria de contagiar muitas pessoas ao meu redor a melhorar a qualidade de vida, comer bem e muitaaaaaa comida de verdade… porque o resto é consequência!
Espero que minha experiência possa ajudar pessoas que como eu sofriam e só tinham a desesperança como amiga!
Acredite, se você tem algum dos sintomas que relatei, procure um Médico, uma Nutricionista, uma Psicóloga e mergulhe em busca de você mesmo.
Não foi fácil… mas quando me perguntam a receita, eu digo para não se conformarem com os “nãos” da vida!
Seja forte e lute pelos seus sonhos! Se eu tivesse desistido, hoje não estaria vivendo a melhor fase da minha história.
Seja feliz!
A Deus minha eterna gratidão por não desistir de me ensinar o caminho, mesmo eu relutando em aprender!
“Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;…
Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder.” Eclesiastes 3:4, 12 NTLH
Fotos: Gustavo Sguissardi
Guerreira, linda por dentro e por fora! Minha Jaína!!! Conheci quando tinha apenas 4 anos, conheço sua trajetória e sinto orgulho em ver onde chegou! Só Deus mesmo pra ajudar a escrever essa linha…sucesso minha linda, e muitas bênçãos do Senhor.
Lindo seu relato. Adorei ler!
Guerreira! Linda história de vida! 😘Não te conheço pessoalmente, mas creio q será um prazer.
Legal jana, li tudo. Parabéns!
Hualll!!! Para vc ver quem vê cara não vê coração. Vc tão ativa… sua profissão tem q ser ligada no 220. Por essas e outras que n devemos julgar. Ótimo falar. Relatos podem ajudar muita gente para que abra os olhos qe derrepente está passando pelo mesmo e não se dá conta. Parabéns!!! A gente tem que se amar e se cuidar primeiro, só assim podemos ajudar os outros. Deus abençoe sua jornada. Sucesso!!!
adorei sua publicação, obrigado por compartilhar algo tão especial e tão intimo, precisamos de muito incentivo para nos olhar e resolver mudar, que seu exemplo nos ajude a mudar, parabens!!!